
É o setor da maternidade onde a mãe e o recém-nascido sadio permanecem juntos após o nascimento, em tempo integral, até a alta hospitalar.
A importância do Alojamento Conjunto reside na promoção e incentivo ao aleitamento materno, além do treinamento e apoio a mães, pais e cuidadores no manejo dos cuidados diários com o recém-nascido (como banho, troca de fraldas e higiene do coto umbilical) de maneira segura. Também desempenha um papel fundamental na assistência aos cuidados pós-parto.Durante o período de internação, a paciente receberá cuidados especializados 24 horas por dia, com acompanhamento de enfermeiras, médicos obstetras, pediatras, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais.
- Fortalecimento do vínculo pais – bebê;
- Estímulo e apoio ao Aleitamento Materno;
- Proporciona aos pais a oportunidade de cuidar e observar constantemente o recém-nascido, permitindo que comuniquem à equipe assistencial qualquer anormalidade de forma precoce;
- Fortalecimento do autocuidado e dos cuidados com recém-nascidos;
- Diminuição de riscos de infecção.

Testes realizados durante a internação do bebê:
- Teste do coraçãozinho: realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor e que consiste na avaliação dos níveis de oxigênio do sangue na mão e no pé do recém-nascido. Seu objetivo é a detecção precoce de cardiopatias.
- Teste da orelhinha ou Triagem auditiva: realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor. Com duração de 5 à 10 minutos. A audição do bebê é avaliada através da colocação de um aparelho em sua orelha. Sua finalidade é detectar precocemente problemas de audição.

- Teste do olhinho: realizado entre 4-6 horas de vida. É rápido, simples e indolor e consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê; Seu objetivo é detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira.
- Teste da Linguinha: realizado para detectar a anquiloglossia (língua presa), alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca. Caso a alteração seja significativa, ao ponto de interferir na amamentação, o procedimento de correção é feito já na maternidade, de forma rápida e segura.

- Teste do pezinho: é coletado na Maternidade a partir do quarto dia de internação. Caso o recém nascido já tenha recebido alta antes deste período, a coleta poderá ser realizada em qualquer Unidade Básica de Saúde (“posto”). Este exame detecta precocemente 7 tipos de doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita). É realizado através da coleta de algumas gotas de sangue no pezinho do bebê, e a sua realização favorece o tratamento precoce de doenças eventualmente detectadas.