É o setor da maternidade onde a mãe e o recém-nascido sadio, após o nascimento, permanecem lado a lado, em tempo integral, até a alta hospitalar.
A finalidade do Alojamento Conjunto é estimular e apoiar o aleitamento materno, orientar e promover a capacitação materna e de acompanhantes para realizar os cuidados de rotinas dos recém-nascidos (banho, troca de fraldas, higiene do coto umbilical) e cuidados pós-parto.
Durante o período de internação você terá apoio 24 horas de equipe assistencial capacitada: Enfermagem, pediatria e obstetras.
Vantagem do sistema de Alojamento Conjunto:
- Fortalece o vínculo entre pais e bebê;
- Estímulo e apoio ao Aleitamento Materno;
- Propicia aos pais o cuidado e observação constante, comunicando a equipe sobre qualquer anormalidade precocemente;
- Fortalece o autocuidado e cuidados com recém-nascidos;
- Diminui riscos de infecção.
Contamos com 32 leitos de internação coletivos (2 ou 4 leitos por quarto), ambiente climatizado e com cortinas entre os leitos para garantir a privacidade. Você poderá ter o seu acompanhante de livre escolha neste período para auxiliá-la e tornar esse momento mais acolhedor.
Testes realizados durante a internação do bebê:
- Teste do coraçãozinho: realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor e que consiste na avaliação dos níveis de oxigênio do sangue na mão e no pé do recém-nascido. Seu objetivo é a detecção precoce de cardiopatias.
- Teste da orelhinha ou Triagem auditiva: realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor. Com duração de 5 à 10 minutos. A audição do bebê é avaliada através da colocação de um aparelho em sua orelha. Sua finalidade é detectar precocemente problemas de audição.
- Teste do olhinho: realizado entre 4-6 horas de vida. É rápido, simples e indolor e consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê; Seu objetivo é detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira.
- Teste da Linguinha: realizado para detectar a anquiloglossia (língua presa), alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca.
- Teste do pezinho: será realizado na Maternidade somente se o bebê estiver internado há mais de 4 dias. Caso contrário, o mesmo deverá ser coletado na UBS. Este exame detecta precocemente 6 tipos de doenças. É realizado através da coleta de sangue do pezinho do bebê.