Equipe Multidisciplinar

Equipe MultidisciplinarO CRSMRP-Mater conta com uma equipe multidisciplinar com diversas especialidades para melhor atende-los, pois o trabalho interdisciplinar promove uma resolutividade completa dos casos.

Desta forma, promove troca de experiências entre os profissionais, discussão de casos mais aprofundada e diversidade de serviços e habilidades.

Nosso time multi é composto por:

O Serviço Social do CRSMRP – Mater conta com duas assistentes sociais que atuam junto ao alojamento conjunto, ambulatório de pré-natal e pronto atendimento da instituição de segunda a sexta-feira das  7:00 hs às 18:00 hs.

O trabalho do serviço social consiste nos atendimentos às usuárias do serviço e/ou da sua rede de apoio familiar objetivando traçar estratégias e mecanismos de ação para o enfrentamento das inúmeras expressões da questão social por meio da garantia e efetivação de direitos, visando tornarem os usuários atendidos, protagonistas no processo de proteção, prevenção e promoção social que necessitam.

Para isso, o Serviço Social pauta-se em inúmeras legislações, sobretudo o Código de Ética Profissional, Lei de Regulamentação da Profissão e o Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar sua atuação.

Atribuições do Serviço Social no CRSMRP: acolhimento e atendimento integral e individualizado das usuárias e seus familiares, orientações das normas institucionais e direitos sociais (benefícios sociais, assistenciais e previdenciários); articulação e interface com a rede socioassistencial, de saúde e de defesa de direitos; grupo de gestantes; visita institucional e atuação como ouvidoras e no serviço de atendimento ao usuário.

Os auxiliares e técnicos de enfermagem são profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

No CRSMRP-Mater são responsáveis pelo cuidado direto ao paciente como: verificar sinais vitais, banho, administração de medicamentos, coleta de exames, amamentação, apoio em sala de parto, auxilio na recepção do recém-nascido e métodos não farmacológicos de alívio da dor e demais técnicas de enfermagem geral.

Os biologistas atuam no laboratório de análises clínicas e agência transfusional do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto, realizando uma variedade de exames de rotinas e urgências das gestantes, recém nascidos e pacientes submetidas às cirurgias ginecológicas, oferecendo acolhimento e humanização durante todo o exame, proporcionando mais comodidade e rapidez nos atendimentos.

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem.

O CRSMRP-Mater possui enfermeiros das seguintes especialidades:

Obstetras: possuem especialização em obstetrícia e são habilitados para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino.

Atuam no pré-natal, pré-parto e centro cirúrgico e obstétrico.

Neonatologistas: possuem especialização em cuidados ao recém-nascido crítico e não crítico. Atuam na UCINCo.

Generalistas: não possuem especialização ou possuem especialização em áreas que não são materno-infantil. Atuam no alojamento conjunto ou setores de apoio administrativo.

A Farmácia do CRSM- Mater  vem se inovando para beneficiar cada vez mais o paciente.

Prestamos suporte técnico às equipes de enfermagem, médica e a outros profissionais através da dispensação segura de medicamentos, análise das prescrições e atenção farmacêutica para as pacientes cirúrgicas.

Cabe aos nutricionistas planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos. O CRSMRP- Mater conta com duas nutricionistas.

O objetivo de nutricionistas que trabalham no planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição, é oferecer uma alimentação saudável, que inclui ser segura do ponto de vista higiênico sanitário e adequada em nutrientes e ao contexto biopsicossocial dos indivíduos.

Desta forma, o cardápio do CRSMRP-Mater é elaborado pelas nutricionistas com predomínio de alimentos in natura e minimamente processados, obedecendo às normas de boas práticas de manipulação de alimentos e considerando os alimentos e preparações típicos da região.

Na assistência às gestantes, o objetivo das nutricionistas também é a alimentação saudável.

Em algumas situações, a alimentação precisa ser avaliada para verificar se está adequada às necessidades das pacientes, como é o caso de gestantes com ganho de peso excessivo ou insuficiente, diabetes mellitus gestacional, entre outros. Sendo assim, quando são verificados casos de necessidade de assistência nutricional, o médico ou enfermeira encaminham a gestante para consulta nutricional no ambulatório do CRSMRP-Mater.

Sabemos que o estado nutricional é influenciado por uma série de fatores, entre os quais podemos citar genética, condição de saúde, alimentação, ambiente, atividade física.

Da mesma forma, as escolhas alimentares também são influenciadas por hábitos familiares, rotina, conhecimento sobre alimentos, etc. Sendo assim, tudo isso é observado durante a consulta nutricional.

O papel das nutricionistas é auxiliar as gestantes na melhoria da alimentação, contribuindo para o bem estar durante a gestação, redução do risco de possíveis complicações no momento do parto e promoção de hábitos saudáveis da mulher e sua família.

Durante o atendimento individual e em grupo às gestantes, as nutricionistas incentivam o aleitamento materno conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (exclusivo até 6 meses e complementar até 2 anos) com orientações sobre a importância do mesmo para a saúde da mãe e do bebê.

Também há o esclarecimento de dúvidas sobre a amamentação e orientação sobre a manutenção aleitamento no retorno ao trabalho.

Quando, por algum motivo, a mãe não consegue amamentar o bebê diretamente, o leite materno é oferecido em copinho temporariamente.

Nestes casos, o bebê pode receber o leite ordenhado da própria mãe ou o leite humano doado e pasteurizado pelo Banco de Leite Humano.

Todo o processo de armazenamento e manipulação e distribuição é realizado no Lactário do CRSMRP-Mater e as nutricionistas atuam no planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação dos serviços do Lactário. Além disso, as nutricionistas incentivam e apoiam a doação de leite humano.

Sendo assim, a atuação do nutricionista contribui com a saúde da mulher, do bebê e dos colaboradores que prestam cuidados no CRSMRP-Mater.

A equipe de Fisioterapia atua na assistência à saúde da mulher em diversos âmbitos, no contexto ambulatorial, de pronto atendimento, acompanhamento de pré-parto e puerpério.

No ambulatório realizam o atendimento de mulheres encaminhadas pelo complexo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para orientações, tratamento e seguimento das disfunções uroginecológicas, uroproctológicas e obstétricas.

No pré-parto realizam o acompanhamento da parturiente durante o trabalho de parto e parto.

Já no puerpério auxiliam nas diversas disfunções musculoesqueléticas, comprometimentos e dificuldades que podem haver neste período.

Na Mater, a triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) é realizada, pelas fonoaudiólogas, em todos os bebês nascidos na maternidade antes da alta médica.

O objetivo é detectar precocemente as possíveis alterações auditivas presentes ao nascimento, possibilitando o encaminhamento ao diagnóstico e tratamento o quanto antes, evitando os prejuízos para o desenvolvimento da fala e linguagem da criança.

A perda auditiva congênita pode ocorrer mesmo que não haja casos na família ou fatores de risco aparentes.

O anestesista é aquele médico popularmente conhecido por “colocar os pacientes para

O anestesista é aquele médico popularmente conhecido por “colocar os pacientes para dormir”.

Mas essa especialidade médica vai muito além. O anestesista é o responsável por manter o paciente nas melhores condições para o procedimento ocorrer.

Ele cuida do coração, dos pulmões, rins e de todas as funções vitais. É como um anjo da guarda, tanto do cirurgião quanto do paciente.

A equipe de anestesistas do CRSMRP-Mater está de plantão 24h por dia, 7 dias por semana, proporcionando assistência global na instituição, desde a avaliação pré anestésica no ambulatório, passando pela assistência ao procedimento e terminando nos cuidados pós operatórios e alta da paciente.

Desde 2009 a equipe responsável pela anestesia no CRSMRP-Mater é a CoopanestRP, cooperativa médica que “nasceu” para prestar serviço anestesiológico na instituição em um formato inovador na região.

Mateus L. Peres

Coordenador Anestesia – CRSMRP-Mater

Mastologia é a área da medicina que cuida das mamas, assim, o Mastologista é um médico que tem formação voltada para o diagnóstico e o tratamento de doenças das mamas, benignas e malignas.

Ginecologia e Obstetrícia são duas especialidades irmãs. O médico com especialização nessa área tem sua formação focada no aparelho reprodutor feminino (útero, ovários, vagina) e nas mamas, com grande importância na assistência preventiva (os famosos exames de rotina da mulher).

A divisão entre as duas se dá no sentido de que o Obstetra cuida da mulher na gravidez, no parto e no pós-parto, e o Ginecologista cuida dela nas demais fases da vida (desde a infância/adolescência até a melhor idade).

Pediatras e neonatologistas são responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos recém-nascidos desde a sala de parto até o momento da alta.

Avaliam cada recém-nascido e suas necessidades individuais de exames, transferências ou cuidados diferenciados. Também auxiliam na promoção e incentivo ao aleitamento materno.

São técnicos de enfermagem com curso de instrumentador cirúrgico que auxiliam nas cirurgias, sendo responsáveis pelo protocolo de cirurgia segura, cuidado com instrumentais e equipamentos relacionados às cirurgias ginecológicas e de mama.

Assim como, os demais profissionais de enfermagem realizam o atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

Contemplam os profissionais de área de apoio na instituição, como diretores, gerentes, secretárias, encarregados de setores, escriturários, almoxarifes, técnicos de segurança do trabalho, analistas de sistema, técnicos de informática, auxiliar de serviços gerais, jardineiro, reparador geral e jovens aprendizes.

O Atendimento Psicológico no Ambulatório de Pré-Natal do CRSM Mater consiste em oferecer à gestante e ou acompanhante, um espaço de escuta e acolhida de suas demandas, além de esclarecer dúvidas e oferecer informações na perspectiva de promoção da saúde mental e relacional.

Além disso, o atendimento visa identificar a presença de fatores de risco psicossociais à saúde materna.

O fluxo de agendamento pode ocorrer por meio de encaminhamento realizado pelos profissionais de saúde da Instituição e/ou agendamento direto das psicólogas às gestantes em sua primeira consulta (Caso Novo).

Essa modalidade de atendimento deve ocorrer preferencialmente no dia da consulta médica e dura, aproximadamente, 40 minutos.

Além desta modalidade de atendimento, são ofertados atendimentos psicológicos dos casos identificados pela equipe relacionados ao diagnóstico do câncer de mama, apoio emocional no pós- parto imediato e preparo psicológico para procedimento cirúrgico e uroginecológico.

O Serviço de Higiene e Limpeza e Hotelaria Hospitalar tem por objetivo higienizar e preparar o ambiente para proporcionar bem estar, conforto e segurança na hospitalidade, garantir a satisfação de seus pacientes, acompanhantes e familiares durante a permanência em nossa instituição com foco na qualidade do serviço ofertado e no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.