Orientações para estágios e visitas técnicas

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÕES DE ESTÁGIOS / VISITAS TÉCNICAS JUNTO AO CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER DE RIBEIRÃO PRETO – MATER

O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER (CRSMRP-MATER) é uma Maternidade Apoiadora em Política de Humanização do estado de São Paulo e tornou-se referência nacional em assistência humanizada e segura.

A MATER recebe solicitações de estágios e de visitas técnicas que são analisadas de acordo com os cenários e capacidade máxima de visitantes nesses setores pela diretoria acadêmica da instituição. Sendo que tanto o estágio quanto a visita técnica são de caráter exclusivamente observacional, podendo o estágio ter duração máxima de até 30 dias e a visita técnica de até 1 dia.

Os estagiários ou visitantes podem ser residentes, alunos de graduação ou de pós-graduação. Os alunos de Medicina deverão estar iniciando ou cursando o internato para serem elegíveis para o estágio. Já alunos de outros cursos deverão estar nos anos profissionalizantes para serem elegíveis para o estágio.

Para as solicitações de estágios ou visitas técnicas o (a) interessado (a) deverá ler atentamente as instruções e preencher o FORMULÁRIO ESTÁGIOS/VISITAS TÉCNICAS AO CRSMRP-MATER (abaixo).

Durante o preenchimento do formulário, alguns arquivos precisarão ser anexados, preferencialmente em formato PDF como:

  • RG ou CNH;
  • Declaração de matricula da instituição vinculada;
  • Carteirinha do registro de classe (no caso de profissional formado);
  • Diploma do curso de nível superior (no caso de profissional formado);
  • Apólice do seguro contra acidentes pessoas (no caso de solicitações de estágio, com vigência no período do estágio);
  • Termo de estágio (se houver);
  • Crachá do HC(frente e verso) (se houver).

A documentação será conferida e enviada para a diretoria acadêmica e de atenção à saúde para aprovação ou não da solicitação, sendo que a resposta será comunicada via e-mail.

Em caso de dúvida, em relação ao estágio ou visita técnica e a documentação, entrar em contato pelo e-mail: diretoriamtr@mater.faepa.br ou pelo telefone (16) 3962-8202.

Cenário Número máxima de vagas
Alojamento conjunto 2 visitantes
Ambulatório 1º semestre – 3 visitantes à tarde

2º semestre – 3 visitantes por dia

Pré-parto Dezembro a Janeiro: 3 visitantes por dia

Fevereiro a Novembro: 1 visitante por dia

Centro Cirúrgico 2 visitantes
UCI 1 visitante
Ultrassonografia 1 visitante  

* Este número pode ser alterado por determinação da Diretoria da Mater a depender de necessidades da instituição (pandemia e reformas, por exemplo).

IMPORTANTE:

Após a aprovação do estágio/visita técnica:

No dia 1º dia de estágio ou da visita técnica, o visitante deverá comparecer na portaria com documento de identificação com foto ou crachá do HC (se tiver) e informar que fará estágio ou visita técnica na instituição. O porteiro irá conduzi-lo até a secretária, a qual o encaminhará para o supervisor do estágio/visita técnica. Para estágios com duração de mais de um dia, obrigatoriamente será realizada a integração.

O visitante deverá preencher o documento abaixo (Controle de Supervisão de Estágio/Visita Técnica) informando data e horário do estágio/visita técnica e colher a assinatura e carimbo do supervisor do estágio a cada plantão, que no caso de estágio médico, deverá ser colhida a assinatura e carimbo do médico contratado pela instituição do plantão.

Informamos que a Instituição segue as normas da NR32, portanto o visitante não poderá estar usando adornos, nem sapatos abertos ou aparecendo o dorso do pé.

O visitante poderá participar do café da manhã e da tarde sem custo, porém o almoço e o jantar poderá ser fornecido, mediante pagamento de uma taxa em dinheiro, cujo valor, deverá ser consultado na secretaria da instituição. Os créditos das compras das refeições serão inseridos no próprio crachá.

Após a conclusão do estágio ou da visita técnica, a Secretária do CRSMRP-MATER emitirá um certificado de realização de estágio/visita técnica na MATER, mediante a apresentação pelo visitante do documento (Controle de Supervisão de Estágio) devidamente preenchido e assinado.