Comissões

O CRSMRP-MATER possui 17 comissões relacionadas às principais legislações e boas práticas em saúde, com ênfase em qualidade, capacitação de profissionais, ética, segurança do paciente e trabalhador, meio ambiente e apoio ao aleitamento materno

Comissões

A CCIRAS – COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE foi constituída em 2000, sendo composta por membros consultores que atuam como órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e membros executores que são responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o qual atua diretamente na discussão de casos de infecção com a equipe de assistência, capacitação da equipe e na redução das infecções relacionadas à saúde, controle e divulgação dos indicadores.

A CRO foi constituída em 2009 e tem por finalidade a avaliação de todos ocorridos na unidade, devendo, quando necessário, analisar laudos de necropsias realizados no Serviço de Verificação de Óbitos ou no Instituto Médico Legal (Art. 3° da Resolução do CEM).

É um órgão de assessoria diretamente vinculado à Diretoria Técnica.

A CRPM foi constituída em 2009 e tem por finalidade zelar pela qualidade dos prontuários médicos utilizados na instituição sendo que para tanto, será a infância responsável por padronizar os impressos, inclusão ou exclusão de impressos e instruir a organização dos arquivos da instituição.

A CGRSS foi constituída em 2009 e tem por finalidade estabelecer diretrizes para a elaboração e implantação do plano de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde, visando a proteção, segurança à saúde dos colaboradores da saúde e dos trabalhadores que manuseiam os resíduos até o seu destino final, segurança para o usuário do serviço de saúde, população e meio ambiente.

A CEM foi constituída em 2010 e tem por finalidade constituir uma extensão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo junto a este hospital.

Têm funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina em sua área de abrangência.

A CIPA foi constituída em 2010 e tem por finalidade a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador (Portaria 3.214/78 – Norma Regulamentadora 5 – CIPA).

A CP foi constituída em 2010 e tem por finalidade assessorar o Diretor de Pesquisa da instituição na coordenação das atividades de investigação científica na área da saúde, participando das atividades de pesquisa científica através de avaliação, implementação e gerenciamento de projetos que utilização o CRSMRP-Mater como campo de pesquisa.

A CPAMP foi constituída em 2012 e tem por finalidade reduzir os riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, com probabilidade de exposição a agentes biológicos, por meio da elaboração, implementação e atualização de plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes  (Portaria 3.214/78 – Norma Regulamentadora 32).

O CIH foi constituído em 2013 e tem por finalidade ser um espaço coletivo organizado, participativo, democrático e de escuta, que se destina a empreender a Política Estadual de Humanização (PEH) e a Política Nacional de Humanização (PNH) na assistência à saúde, em beneficio dos usuários e dos profissionais dos serviços de saúde.

Além de, promover espaços para discussão e troca de experiências do cotidiano da instituição, a fim de incentivar, formular, implantar e monitorar planos de ação em humanização.

A CQH foi constituída em 2013 e tem por finalidade coordenar as atividades de auditoria interna de processos e rotinas, através de visitas aos setores e detecção das fragilidades e oportunidades de melhoria.

Além disso, auxilia na gestão de documentos, padronização de processos, confecção, análise e divulgação de indicadores.

O NSP foi constituído em 2013 e tem por finalidade a melhoria contínua dos processos de cuidado do uso de tecnologias da saúde; a disseminação sistemática da cultura de segurança; a articulação e a integração dos processos de gestão de risco; garantir as boas práticas de funcionamento do serviço de saúde; prevenir e gerenciar os riscos reais e potenciais de erros provocados pela atividade de assistência à saúde, promovendo assim a segurança do paciente em todas as áreas de atenção direta ou indireta ao paciente, bem como orientar e capacitar seus colaboradores para a adoção de meios que visem à assistência segura e de qualidade ao paciente atendido no CRSMRP-Mater.

A CEE foi constituída em 2016 e tem por finalidade constituir uma extensão do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo junto a este hospital.

Têm funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Enfermagem em sua área de abrangência.

A CIAAM foi constituída em 2019 e tem por finalidade promover, incentivar, proteger e apoiar o aleitamento materno na instituição e na comunidade, com base nos 13 passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Mulher e Família.

A CFT FOI INSTITUÍDA EM 2022 E TEM POR OBJETIVO:
Desenvolver Políticas relacionadas à avaliação, à seleção e ao uso dos medicamentos;
Apoiar o processo de aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos;
Auxiliar na elaboração de programas de capacitação relacionados à utilização de medicamentos no âmbito institucional;
Promover o uso seguro e racional de medicamentos, baseando-se em critérios preconizados pela OMS/OPAS/ANVISA.

Os times de alta performance foram criados em 2020 são equipes com um caráter executivo e que trabalham ativamente na busca de melhoria contínua. Atualmente, o CRSMRP-Mater possui 08 times:

  • TIME DE CIRURGIA SEGURA;
  • TIME DE COMUNICAÇÃO;
  • TIME DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE;
  • TIME DE LESÃO, QUEDAS E TROMBOSE;
  • TIME DE LUTO PERINATAL;
  • TIME DE MEDICAÇÃO SEGURA;
  • TIME EXECUTIVO ACREDITAÇÃO;
  • TIME INFRAESTRUTURA.

A Comissão de Avaliação de Conteúdos para o Site e Mídias Sociais – CACSMS instituída no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER em 2020 tem a finalidade de avaliar e coordenar todos os conteúdos que foram e que serão inseridos no site institucional e mídias sociais de forma a manter a cultura e valores da instituição.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE MATERIAIS DA FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – CPM

A Comissão de Avaliação e Gestão de Materiais, a qual contempla as Unidades Hospitalares administradas pela FAEPA e visa realizar a padronização e avaliação dos p de materiais: insumos utilizados nas instituições hospitalares, incluindo produtos para saúde, medicamentos, produtos de limpeza, materiais de escritório, itens de manutenção, itens de laboratório, alimentos etc.

A Comissão de Ética Institucional – CEI instituída no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER em 2022 tem por finalidade de prevenir, detectar e corrigir aspectos relacionados ao Código de Ética Institucional, bioética, transparência, equidade, prestação de serviços e responsabilidade corporativa.