Especialidades Ambulatoriais

Na MATER você encontra

Especialidades Médicas

O CRSMRP-Mater conta com atendimento para gestantes de dois tipos:

 

  • Assistência de pré-natal de baixo e médio risco a partir de 36 semanas (“Projeto Nascer”).
  • Suporte de pré-natal de médio risco desde o início da gravidez em conjunto com a unidade básica de saúde.

Para ambos, há a participação de equipe multidisciplinar sempre que necessário no atendimento.

Laparoscopia e Histeroscopia: A laparoscopia é um tipo de cirurgia abdominal realizada através de pequenos cortes (geralmente 3) na pela na região da barriga com a introdução de uma câmera e outros instrumentos que permitem o acesso à região externa do útero, às tubas uterinas e aos ovários.

Assim, é um tipo de cirurgia que permite a realização de, por exemplo, laqueadura tubárea e abordagem de cistos de ovário.

A Histeroscopia, por sua vez, é o acesso à cavidade uterina com uma câmera fina, através da vagina e do colo uterino, que permite o diagnóstico e o tratamento de doenças que, geralmente, causam sangramento vaginal aumentado, como pólipos e miomas, e possibilita o diagnóstico de lesões malignas do endométrio (a camada interna do útero).

O ultrassom ginecológico é um meio diagnóstico muito eficaz para detectar alterações em úteros e ovários e em seus arredores.

É preferencialmente realizado por via transvaginal, mas também pode ser feito através do abdome.

Subárea da ginecologia que trata doenças do sistema urinário da mulher, seu objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, entre outros.

O CRSMRP-Mater recebe pacientes com desejo de esterilização definitiva (laqueadura tubária) que já tenham sido avaliadas por equipe multidisciplinar em sua unidade básica de origem para programação cirúrgica.

É uma especialidade que visa o acompanhamento detalhado das gestações. O CRSMRP-Mater dispõe exame de ultrassonografia obstétrica para todas as fases da gestação.

O serviço de cirurgia ginecológica da Mater recebe pacientes com indicação de procedimentos benignos que envolvam os órgãos genitais externos (vulva/vagina) e internos (útero/tubas uterina/ovários).

As pacientes passam por avaliação ambulatorial para confirmação da necessidade de cirurgia e programação da mesma, e são operadas em centro cirúrgico. Atendemos apenas pacientes com baixo risco anestésico.

Ambulatório de AnestesiologiaVinculado aos ambulatórios de Cirurgia Ginecológica e de Mastologia, o ambulatório de Anestesiologia oferece avaliação pré-operatória de todas as pacientes com indicação cirúrgica, aumentando a segurança do procedimento.

O ambulatório de Mastologia oferece complementação diagnóstica para alterações na mama e tratamento de doenças benignas da mesma, como nódulos.

Ainda contamos com

Especialidades Não Médicas

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem. O CRSMRP-Mater possui enfermeiros das seguintes especialidades:

Enfermagem Obstétrica: possuem especialização em obstetrícia e são habilitados para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino. Atuam no pré-natal, pré-parto e centro cirúrgico e obstétrico.

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.
Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem.
Em ginecologia, o enfermeiro além de ser responsável pela equipe de enfermagem do ambulatório realiza orientações às pacientes cirúrgicas, realiza curativos e avaliação pacientes e discute casos clínicos com a equipe multiprofissional.

O Serviço Social do CRSMRP – Mater conta com duas assistentes sociais que atuam junto ao alojamento conjunto, ambulatório de pré-natal e pronto atendimento da instituição de segunda a sexta-feira das  7:00 hs às 18:00 hs.

O trabalho do serviço social consiste nos atendimentos às usuárias do serviço e/ou da sua rede de apoio familiar objetivando traçar estratégias e mecanismos de ação para o enfrentamento das inúmeras expressões da questão social por meio da garantia e efetivação de direitos, visando tornarem os usuários atendidos, protagonistas no processo de proteção, prevenção e promoção social que necessitam.

Para isso, o Serviço Social pauta-se em inúmeras legislações, sobretudo o Código de Ética Profissional, Lei de Regulamentação da Profissão e o Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar sua atuação.

Atribuições do Serviço Social no CRSMRP: acolhimento e atendimento integral e individualizado das usuárias e seus familiares, orientações das normas institucionais e direitos sociais (benefícios sociais, assistenciais e previdenciários); articulação e interface com a rede socioassistencial, de saúde e de defesa de direitos; grupo de gestantes; visita institucional e atuação como ouvidoras e no serviço de atendimento ao usuário.

A equipe de Fisioterapia atua na assistência à saúde da mulher em diversos âmbitos, no contexto ambulatorial, de pronto atendimento, acompanhamento de pré-parto e puerpério.

No ambulatório realizam o atendimento de mulheres encaminhadas pelo complexo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para orientações, tratamento e seguimento das disfunções uroginecológicas, uroproctológicas e obstétricas.

No pré-parto realizam o acompanhamento da parturiente durante o trabalho de parto e parto.

Já no puerpério auxiliam nas diversas disfunções musculoesqueléticas, comprometimentos e dificuldades que podem haver neste período.

No CRSMRP-Mater, as nutricionistas trabalham diariamente para que as mulheres, bebês, acompanhantes e colaboradores recebam uma alimentação saudável.

Em atendimentos individuais e em grupo durante o pré-natal, as gestantes são orientadas sobre melhorias na alimentação e incentivo ao aleitamento materno.

Desta forma, contribuem para o bem estar durante a gestação, redução do risco de possíveis complicações no momento do parto e promoção de hábitos saudáveis da mulher e sua família.

O Atendimento Psicológico no Ambulatório de Pré-Natal do CRSM Mater consiste

 em oferecer à gestante e ou acompanhante, um espaço de escuta e acolhida de suas demandas, além de esclarecer dúvidas e oferecer informações na perspectiva de promoção da saúde mental e relacional.

Além disso, o atendimento visa identificar a presença de fatores de risco psicossociais à saúde materna.

O fluxo de agendamento pode ocorrer por meio de encaminhamento realizado pelos profissionais de saúde da Instituição e/ou agendamento direto das psicólogas às gestantes em sua primeira consulta (Caso Novo).

Essa modalidade de atendimento deve ocorrer preferencialmente no dia da consulta médica e dura, aproximadamente, 40 minutos.

Além desta modalidade de atendimento, são ofertados atendimentos psicológicos dos casos identificados pela equipe relacionados ao diagnóstico do câncer de mama, apoio emocional no pós- parto imediato e preparo psicológico para procedimento cirúrgico e uroginecológico.