Especialidades Ambulatoriais

Na MATER você encontra

Especialidades Médicas

O CRSMRP-Mater conta com atendimento para gestantes de dois tipos:

 

  • Assistência de pré-natal de baixo e médio risco a partir de 36 semanas (“Projeto Nascer”).
  • Suporte de pré-natal de médio risco desde o início da gravidez em conjunto com a unidade básica de saúde.

Para ambos, há a participação de equipe multidisciplinar sempre que necessário no atendimento.

A laparoscopia é um tipo de cirurgia abdominal realizada através de pequenos cortes (geralmente 3) na pela na região da barriga com a introdução de uma câmera e outros instrumentos que permitem o acesso à região externa do útero, às tubas uterinas e aos ovários.

Assim, é um tipo de cirurgia que permite a realização de, por exemplo, laqueadura tubárea e abordagem de cistos de ovário.

A Histeroscopia, por sua vez, é o acesso à cavidade uterina com uma câmera fina, através da vagina e do colo uterino, que permite o diagnóstico e o tratamento de doenças que, geralmente, causam sangramento vaginal aumentado, como pólipos e miomas, e possibilita o diagnóstico de lesões malignas do endométrio (a camada interna do útero).

O ultrassom ginecológico é um meio diagnóstico muito eficaz para detectar alterações em úteros e ovários e em seus arredores.

É preferencialmente realizado por via transvaginal, mas também pode ser feito através do abdome.

Subárea da ginecologia que trata doenças do sistema urinário da mulher, seu objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, entre outros.

O CRSMRP-Mater recebe pacientes com desejo de esterilização definitiva (laqueadura tubária) que já tenham sido avaliadas por equipe multidisciplinar em sua unidade básica de origem para programação cirúrgica.

É uma especialidade que visa o acompanhamento detalhado das gestações. O CRSMRP-Mater dispõe exame de ultrassonografia obstétrica para todas as fases da gestação.

O serviço de cirurgia ginecológica da Mater recebe pacientes com indicação de procedimentos benignos que envolvam os órgãos genitais externos (vulva/vagina) e internos (útero/tubas uterina/ovários).

As pacientes passam por avaliação ambulatorial para confirmação da necessidade de cirurgia e programação da mesma, e são operadas em centro cirúrgico. Atendemos apenas pacientes com baixo risco anestésico.

Vinculado aos ambulatórios de Cirurgia Ginecológica e de Mastologia, o ambulatório de Anestesiologia oferece avaliação pré-operatória de todas as pacientes com indicação cirúrgica, aumentando a segurança do procedimento.

A Mastologia é uma área da medicina voltada para o tratamento de doenças da mama sejam elas benignas ou malignas.

Na Mater temos uma equipe de especialistas, os mastologistas, que realiza não só o diagnóstico, como também o tratamento de diversas alterações da mama. Isso é feito através de exames de imagem, realizados na própria instituição, como a mamografia e o ultrassom das mamas, além da biópsia de lesões suspeitas. Dessa forma, além de ser possível realizar o rastreamento do câncer de mama, é possível também investigar nódulos palpáveis ou quaisquer achados suspeitos.

Em caso de achados suspeitos, realizamos a biópsia da lesão, podendo ser tanto a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) quanto a biópsia por agulha grossa (core biopsy).
Para os casos de doenças benignas em que a cirurgia está indicada, por exemplo os nódulos de fibroadenoma, possuímos salas cirúrgicas bem equipadas para realização do procedimento.

Quando é feito diagnóstico de câncer de mama, as pacientes são encaminhadas de forma adequada e rápida para tratamento em centros de especialidade oncológica.

Além de todos os serviços já apresentados, estamos iniciando na Mater um projeto de reconstrução das mamas de pacientes que já tiveram câncer ou têm alguma assimetria (diferença de tamanho nas mamas) causada por alguma doença.

São as chamadas cirurgias de reconstrução tardia, e o primeiro passo no nosso serviço é oferecer o lipofiling, uma técnica segura e simples para o procedimento de reconstrução.

Vale lembrar que na Mater somente pacientes com baixo risco é que são candidatas às cirurgias.

Ainda contamos com

Especialidades Não Médicas

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem. O CRSMRP-Mater possui enfermeiros das seguintes especialidades:

Enfermagem Obstétrica: possuem especialização em obstetrícia e são habilitados para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino. Atuam no pré-natal, pré-parto e centro cirúrgico e obstétrico.

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.
Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem.
Em ginecologia, o enfermeiro além de ser responsável pela equipe de enfermagem do ambulatório realiza orientações às pacientes cirúrgicas, realiza curativos e avaliação pacientes e discute casos clínicos com a equipe multiprofissional.

O Serviço Social do CRSMRP – Mater conta com duas assistentes sociais que atuam junto ao alojamento conjunto, ambulatório de pré-natal e pronto atendimento da instituição de segunda a sexta-feira das  7:00 hs às 18:00 hs.

O trabalho do serviço social consiste nos atendimentos às usuárias do serviço e/ou da sua rede de apoio familiar objetivando traçar estratégias e mecanismos de ação para o enfrentamento das inúmeras expressões da questão social por meio da garantia e efetivação de direitos, visando tornarem os usuários atendidos, protagonistas no processo de proteção, prevenção e promoção social que necessitam.

Para isso, o Serviço Social pauta-se em inúmeras legislações, sobretudo o Código de Ética Profissional, Lei de Regulamentação da Profissão e o Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar sua atuação.

Atribuições do Serviço Social no CRSMRP: acolhimento e atendimento integral e individualizado das usuárias e seus familiares, orientações das normas institucionais e direitos sociais (benefícios sociais, assistenciais e previdenciários); articulação e interface com a rede socioassistencial, de saúde e de defesa de direitos; grupo de gestantes; visita institucional e atuação como ouvidoras e no serviço de atendimento ao usuário.

A equipe de Fisioterapia atua na assistência à saúde da mulher em diversos âmbitos, no contexto ambulatorial, de pronto atendimento, acompanhamento de pré-parto e puerpério.

No ambulatório realizam o atendimento de mulheres encaminhadas pelo complexo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para orientações, tratamento e seguimento das disfunções uroginecológicas, uroproctológicas e obstétricas.

No pré-parto realizam o acompanhamento da parturiente durante o trabalho de parto e parto.

Já no puerpério auxiliam nas diversas disfunções musculoesqueléticas, comprometimentos e dificuldades que podem haver neste período.

No CRSMRP-Mater, as nutricionistas trabalham diariamente para que as mulheres, bebês, acompanhantes e colaboradores recebam uma alimentação saudável.

Em atendimentos individuais e em grupo durante o pré-natal, as gestantes são orientadas sobre melhorias na alimentação e incentivo ao aleitamento materno.

Desta forma, contribuem para o bem estar durante a gestação, redução do risco de possíveis complicações no momento do parto e promoção de hábitos saudáveis da mulher e sua família.

O Atendimento Psicológico no Ambulatório de Pré-Natal do CRSM Mater consiste

 em oferecer à gestante e ou acompanhante, um espaço de escuta e acolhida de suas demandas, além de esclarecer dúvidas e oferecer informações na perspectiva de promoção da saúde mental e relacional.

Além disso, o atendimento visa identificar a presença de fatores de risco psicossociais à saúde materna.

O fluxo de agendamento pode ocorrer por meio de encaminhamento realizado pelos profissionais de saúde da Instituição e/ou agendamento direto das psicólogas às gestantes em sua primeira consulta (Caso Novo).

Essa modalidade de atendimento deve ocorrer preferencialmente no dia da consulta médica e dura, aproximadamente, 40 minutos.

Além desta modalidade de atendimento, são ofertados atendimentos psicológicos dos casos identificados pela equipe relacionados ao diagnóstico do câncer de mama, apoio emocional no pós- parto imediato e preparo psicológico para procedimento cirúrgico e uroginecológico.