Acompanhante

Qual o Papel do acompanhante?

O acompanhante tem o dever de estar ao seu lado, te apoiando, trazendo conforto, tranquilidade e segurança. O acompanhante é fundamental no controle da ansiedade e do medo que este momento pode gerar.

Ele será o responsável em transmitir as informações para seus familiares.

O celular deve permanecer no modo silencioso, sob responsabilidade do proprietário e o uso deve ser moderado. O silêncio contribui para a tranquilidade do ambiente, auxiliando no restabelecimento das pacientes.

O seu acompanhante deverá procurar a recepção principal da Mater, portando um documento com foto e assinar o termo de responsabilidade. Assim, ele receberá o crachá de identificação para estar ao seu lado no quarto antes da cirurgia.

Quem não pode ser seu acompanhante?

Menores de 18 anos;

Pessoas sob efeito de álcool e drogas;

Pessoas que usam tom de voz alterado ou apresentam comportamento agressivo com a equipe. Lembre que se a equipe de saúde se sentir exposta a risco de agressão, seu (sua) acompanhante não está te ajudando.

Recomendações aos acompanhantes

Quando as outras pacientes forem examinadas, ajude a garantir a privacidade, retire-se do quarto e retorne somente após a autorização da equipe.

Orientações ao acompanhante: Atenção!

  • Quando a paciente for encaminhada para cirurgia, o acompanhante deverá aguardar na recepção até o retorno da mesma ao quarto;
  • Durante o período em que a paciente estiver no quarto, o hospital fornecerá alimentação para o seu ACOMPANHANTE;
  • Lembramos: na MATER é PROIBIDA A ENTRADA DE ALIMENTOS por questão de segurança às pacientes e por questões sanitárias;
  • Na recepção principal temos sanitários para o acompanhante e contamos com um banheiro na enfermaria de uso comunitário para higiene pessoal (banho);
  • O acompanhante que for passar a noite deverá chegar ao hospital até as 21:00. Não serão permitidas trocas de acompanhantes das 21:00 as 06:00.
  • Caso o acompanhante que for passar a noite saia do hospital após as 21:00 só poderá retornar as 06:00 da manhã;
  • Caso o acompanhante faça uso de medicação, deverá trazer para não interromper seu tratamento;
  • Durante o horário de visita NÃOserão fornecidos alimentos aos VISITANTES, assim como NÃO é permitido trazê-los;
  • Reforçamos que pessoas com tosse, febre, diarreia, conjuntivite não poderão permanecer no hospital como acompanhantes.